quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projeto Carnaval

PROJETO CARNAVAL

Clientela: Alunos do Núcleo do Marincek
Duração: Uma Semana
Período: 2ª. Semana de Fevereiro de 2010 ( de 08/02/ a 12/02/2010)
Objetivos:
* Valorizar as raízes culturais do Povo Brasileiro;
*Oportunizar o contato com o folclore que envolve o tema;
* Conhecer o Carnaval e suas principais características;
* Desmistificar o Carnaval como festa pagã, pobre de cultura e vazia de significado;
* Realizar uma releitura das festas carnavalescas como forma de enriquecer o dia-a-dia da criança de momentos de lazer, alegria e aprendizado.
Desenvolvimento:

Turma 1 e 2 ( 6, 7 e 8 anos – manhã e tarde )

1º Momento – A Roda
Alunos em círculo na sala, sentados, na companhia do educador, vão discutir:
Quem já brincou o Carnaval? Onde? Com quem?
Gostou? Por que?

2º Momento – Atividades de Apoio Escolar
ü Trazer fotos de Carnavais antigos, com as figuras clássicas de Colombina, Pierrot e etc
Pedir que realizem um desenho livre sobre o Carnaval inspirados na conversa que tiveram e nas figuras trazidas.
ü Atividades envolvendo noção espacial e coordenação motora:
Montagem de Quebra-cabeças cujo tema seja Carnaval
Confecção de Máscaras
Colagem de figuras

3º. Momento – Aspecto Cultural
Ensaiar com os meninos Três marchinhas de Carnaval (Sugestão: “Se você fosse sincera”, “Bandeira Branca” e “Jardineira”)

4º. Momento - Apresentação
Os alunos apresentarão as marchinhas ensaiadas para os colegas, pais e usuários do Núcleo do Marincek.


Turma 3 e 4 ( 9, 10 anos – manhã e tarde )


1º Momento – Contato com o Tema
Realiza-se em sala a leitura do Texto anexo 1 sobre o Carnaval.
O educador propõe um jogo para descontrair a turma e fazer um diagnóstico do conhecimento que estes tem sobre o assunto:
BATATA QUENTE: um objeto vai passando de mão em mão no grupo, sentado em roda, enquanto o educador diz “batata quente, batata quente, batata quente”. Quando o educador dizer “Queimou” o objeto para na mão do aluno e este tira de um recipiente um papel dobrado que contem uma pergunta sobre o Carnaval. As perguntas foram elaboradas pelo educador baseadas no texto lido no inicio da atividade.

2º Momento – Atividades de Apoio Escolar
Pesquisar e responder à pergunta: O que é o Carnaval?
Montar um painel com colagens e frases explicando o que é o Carnaval e dando exemplos dos diferentes tipos de Carnaval que são comemorados nas diversas partes do Brasil.

3º. Momento – Apresentação
Apresentação do painel para os colegas pelo grupo e sessão “Tira-dúvidas”


Turma 5 e 6 (11, 12 e acima de 12 anos – manhã e tarde )

1º Momento – Contato com o Tema
O educador faz uma dinâmica para descontrair e oferecer um primeiro contato com o tema, vide anexo 2.

2º. Momento – Análise Crítica
O Educador trará diversas matérias jornalísticas sobre o exagero do Carnaval. Bebidas em excesso, Violência, Acidentes. E solicitará que discutam sobre o tema.
Em seguida, anotará num painel o que for levantado na discussão pelos meninos: de um lado a maneira saudável de se comemorar o Carnaval e de outro os exageros observados nas reportagens.

3º Momento – Confecção de Painéis
Temas:
Aspectos positivos e negativos do Carnaval

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