quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Projeto - Porque trabalhar com Projetos

Só pra esclarecer:
Eu trabalho na Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto. Coordeno um Equipamento do Programa de Núcleos de Atendimento à Criança e Adolescente. O Núcleo onde trabalho atende diariamente 190 crianças e adolescentes aproximadamente.
O SUAS classifica o Núcleo como serviço de Proteção Social Básica, o ECA o define como espaço garantidor de direitos.
O Programa de Núcleos em Ribeirão Preto atende por volta de 2000 crianças e adolescentes, em horário complementar ao escolar, com atividades socioeducativas.
O Site da Prefeitura está desatualizado, mas nele há fotos do Programa e os endereços:

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scidadania/i27principal.php?pagina=/scidadania/i27p-protsocialbasica.htm&ANCORA=11

Quanto ao tópico do post deste mês, elaborei um resumo que espero, possa contribuir com a prática dos colegas:

Por que trabalhar com Projetos de Aprendizagem?


Segundo Vera Grellet, trabalhar com Projetos significa que:

*Parte-se de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessam, de fato, aos alunos;
*O objetivo dos projetos é compreender situações problemas;
*As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão são discutidos e planejados entre professor e alunos;
*Todos têm tarefas e responsabilidades;
*A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos;
*Aprendemos a conviver, negociar, a nos posicionar, a buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso;

Vinícius Signorelli acrescenta que “alunos que planejam e implementam projetos aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões. E Regina Scarpa completa, resumindo o assunto, que trabalhar com Projetos significa “Compartilhar com os alunos uma aprendizagem com sentido”.

Porém, para trabalhar com projetos você precisa ter um bom diagnóstico da clientela, a fim de ter condições de planejar objetivos e escolher as atividades meio.

É preciso saber: De que realidade estamos partindo e onde queremos chegar com cada turma, grupo ou coletivo.

Após um período de convivência e observação, os educadores devem ser capazes de responder algumas perguntas sobre o perfil da clientela e sobre as potencialidades e fraquezas a serem trabalhadas durante as atividades.

Resumidamente, podemos dizer que o primeiro passo seria:

*Recepção do Grupo
*Atividades e Dinâmicas para Integração e Quebra-gelo
*Observação do usuário durante as atividades introdutórias e formulação do perfil do grupo através da resposta de questionário
*Planejamento: objetivos e estratégias

Ao realizar estas etapas do atendimento você terá identificado: Clientela, objetivos e metodologia de trabalho.

A realidade do seu serviço de atendimento é que vai determinar outros fatores importantes para se montar os projetos de aprendizagem, tais como :

*Justificativa;
*Duração, período de implementação;
*Conteúdos a serem trabalhados;
*Estratégias e procedimentos (como é que pretende se alcançar os objetivos )
*Material Necessário;
*Método de avaliação.

A grande diferença entre a maneira de trabalhar com projetos adotada pela escola formal e os serviços socioeducativos é que a escola está focada nos conteúdos, e todas as demais aprendizagens são secundárias. Já no atendimento socioeducativo, o foco está nas forças e fraquezas dos usuários e em traçar estratégias para se alcançar um nível mais elevado de participação cidadã por parte destes.

O grau de participação, autonomia e deliberação sobre os conteúdos deve aumentar ao longo do atendimento, portanto, deve-se prever conteúdos que obedeçam a uma sequência que permita ao usuário interferir cada vez mais nos conteúdos e no grau de aprofundamento das questões apresentadas.

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